Olafur Eliasson

biografia

Parabolic Light
aço Inoxidável, espelho concavo e vela
edição de 24
37 x 32 x 32 cm
2011

Olafur Eliasson (Copenhagen, 1967). Vive e trabalha em Copenhagen (Dinamarca) e Berlim (Alemanha). É um dos artista mais importantes deste século. Bastante conhecido por suas instalações em grande escala, produz também esculturas e fotografias. Já participou de exposições na Tate Modern, no San Francisco Museum of Modern Art, no The Museum of Modern Art, no P.S.1 Contemporary Art Center, no Museum of Contemporary Art de Chicago, no Museum of Contemporary Art de Sydney, no Museum Boijmans Van Beuningen (Holanda), no Festival Internacional de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil. Suas obras estão em importantes coleções públicas e privadas, como na do Solomon R Guggenheim Museum, do The Museum of Contemporary Art (Los Angeles), do Deste Foundation (Atenas) e da Tate Modern (Londres).

Estudou na Royal Academy of Arts de Copenhagen de 1989 a 1995, mas em 1993 passou um ano em Colônia (Alemanha) e depois mudou-se para Berlim. Há alguns anos, o artista possui o Studio Olafur Eliasson, um laboratório de pesquisa com cerca de 30 pessoas de diferentes formações como arquitetos, engenheiros e designers. Nele, são projetadas, testadas e construídas esculturas, instalações de diversas dimensões, bem como desenvolvidos projetos conceituais.

As obras de Olafur normalmente são baseadas em materiais simples como a água e a luz. Nelas, o artista reflete bastante sobre natureza e cultura. São pensadas de forma a explorar nosso sentidos e a questionar seus costumes e reações automáticas a partir de experiências subjetivas